quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ministério do Meio Ambiente lança consulta pública sobre Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu uma consulta pública para a realização do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis. Nos próximos três anos, o ministério vai trabalhar em conjunto com diversos atores para promover mudanças nos padrões de produção e consumo dos brasileiros. Para isso, o MMA pretende mexer até nas prateleiras dos supermercados.

Desde o dia 21 deste mês e até 11 de novembro deste ano, o site do Ministério do Meio Ambiente vai estar aberto à participação popular, por meio de uma consulta pública, que propõe um conjunto de ações articuladas. Tal iniciativa promete realizar uma “verdadeira revolução” nas relações de consumo no Brasil. O novo plano estará disponível para contribuições durante 45 dias, no site www.mma.gov.br/ppcs.

As sugestões serão analisadas pelo Comitê Gestor do plano e podem fazer parte do documento final, que estará pronto ainda este ano. O objetivo é que o consumo consciente deixe de ser visto como "alternativo" e passe de segmento de mercado à regra geral.

Segundo informações divulgadas pelo governo federal, o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A ideia é colocar para debater, na mesma mesa, atores importantes do governo, do setor produtivo e da sociedade civil para mostrar que responsabilidade socioambiental dá lucro e ajuda a mover o país em direção ao desenvolvimento sustentável.

"Vamos convocar a sociedade! A ideia é sair da zona do conforto e agir imediatamente", avisa a secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, responsável também pela campanha “Saco é um Saco”, que já retirou dos supermercados 800 milhões de sacolas plásticas potencialmente nocivas ao meio ambiente.

As prioridades inicialmente selecionadas são: educação para o consumo sustentável; construções sustentáveis; agenda ambiental na administração pública (A3P); varejo e consumo sustentáveis; compras públicas sustentáveis e aumento da reciclagem de resíduos sólidos.

Um comentário:

  1. Fiquei muito interessada em conhecer melhor o PPCS porque sou uma das milhares de pessoas deste País defensoras da natureza e como moro no interior do Mato Grosso, gostaria que o MMA implantasse um projeto ou campanha Saco é um Saco, em minha cidade Nova Xavantina-MT, para que seja cidade exemplo.

    Marcia L. P. Barbosa

    ResponderExcluir