quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Mundial sem Carro – deixe seu sonho de consumo em casa para viver numa cidade de sonho


Sonho de consumo da maioria da população, os carros geram grandes impactos no meio ambiente, sem falar nos transtornos no trânsito. Hoje, Dia Mundial Sem Carro, precisamos parar um pouco para refletir sobre o quanto a falta de políticas públicas voltadas ao transporte de massa afeta nossas cidades.

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20 e, desde então, vem se espalhando pelo mundo, ganhando mais adesões a cada edição. A data é um convite para que você deixe um pouco seu carro de lado e vá ao trabalho ou a algum programa com os amigos de bicicleta, ônibus ou outro tipo de transporte.

Na verdade, trata-se de um “manifesto”, que propõe uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis (poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo...) como forma de deslocamento, não apenas nos grandes centros urbanos, mas também em cidades menores. Em João Pessoa, por exemplo, ainda com base em dados do ano passado, havia um veículo para cada 3,5 habitantes – entre as capitais da região Nordeste, essa é a 4ª média mais alta.

A capital paraibana, por exemplo, não estava preparada para o grande impacto que sofreu com o aumento da frota, após as iniciativas do governo federal que culminaram numa corrida louca da população para aquisição de carro zero ou mesmo de um dito seminovo. Os engarrafamentos já são comuns em vários locais da cidade e há pouquíssimas vias alternativas, independentemente do horário.

Hoje, que tal ir trabalhar de ônibus, de bicicleta ou mesmo pegar uma carona com um amigo? Faça mais: divulgue essa ideia com os conhecidos e parentes. Na pior das hipóteses, você vai descobrir que o sistema de transporte público da sua cidade não funciona e terá mais um motivo para cobrar melhorias no seu município!

Saiba mais sobre o Dia Mundial Sem Carro: http://www.worldcarfree.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário