Reportagem do jornal Folha de São Paulo, publicada no dia 27 de julho passado, mostra que o discurso da “sustentabilidade” tem se tornado apenas estratégia de marketing para muitas empresas brasileiras.
A matéria aponta que a oferta crescente de bens ecologicamente corretos esconde, na verdade, uma “lavagem verde” (greenwashing). Uso de termos sem significados claros, divulgar informações que só um cientista pode verificar ou “vender” um produto nocivo como ecológico estão entre as jogadas das empresas para aproveitar a onda da sustentabilidade.
Com isso, o consumidor brasileiro enfrenta dificuldades na hora de optar por um produto sustentável e corre o risco de ser enganado. Confira, a seguir, dados interessantes pinçados da matéria da Folha e que podem lhe ajudar no momento de colocar mais um produto no carrinho de compras.
O QUE É PRODUTO SUSTENTÁVEL?
1.São aqueles que oferecem benefícios ambientais, sociais e econômicos em relação a seus pares;
2.Ao mesmo tempo, se preocupam com questões de saúde pública, bem- estar social e ambiente, da extração de matérias-primas ao descarte final;
3.Isso inclui maior índice de itens recicláveis e menor consumo de energia e de água nas etapas de produção;
4.Também inclui mitigação das emissões de CO2 e menor índice de componentes tóxicos.
DEZ EVIDÊNCIAS DE “GREENWASHING” (LAVAGEM VERDE)
1.Linguagem fofa – Usar termo sem significado calro. Ex.: “amigo do planeta”
2.Produtos verdes x empresas sujas – Ex.: Lâmpadas eficientes feitas em fábrica poluidora de rios.
3.Imagens sugestivas – Imagem “verde” sem justificativa, como flores saindo de um escapamento de carro.
4.Crédito Irrelevante – Enfatizar atributo ecológico mínimo quando o resto do produto não é verde.
5.Melhor da classe? Declarar produto como melhor de uma categoria que tem péssimas referências.
6.Improvável – Produto nocivo passa por ecológico. Ex.: cigarro “verde”
7.Jargões – Usar informação que só um cientista pode verificar.
8.Amigos Imaginários – Informações que parecem endossadas por terceiros, mas são maquiadas.
9.Sem provas – Qualidade ecológicas sem comprovação.
10.Mentiras – Informações e alegações totalmente falsas.
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