quinta-feira, 14 de julho de 2011

Volkswagen lança projeto social para capacitar professores da PB

De Juliana Lichacovski, do Jornal da Paraíba

Um projeto piloto implantado no sertão pernambucano pela Fundação Volkswagen para proporcionar formação universitária a professores que possuem apenas o magistério, acaba de chegar à Paraíba.

Trata-se do projeto Pró-Educar, que através de uma parceria entre Fundação e concessionárias Volkswagen no Estado, vai oferecer, a partir de 2012, bolsas de estudo integral para professores da rede pública de ensino que ainda não possuam formação superior. A Universidade do Vale do Acaraú (UVA) é a primeira instituição a fazer parte do projeto, apresentado ontem aos representantes das cinco concessionárias Volkswagen na Paraíba. O objetivo da ação é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Estado, que é de 3,2 no ensino do 6º ao 9º ano.

De acordo com a diretora de Administração e Relações Institucionais da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, cerca de 600 mil pessoas em todo o Brasil atuam como professores nas escolas sem a formação superior. Se a legislação fosse levada ao pé da letra no país, conforme Mirandola, todas essas pessoas ficariam desempregadas se não existissem ações que incentivassem essas pessoas a conseguirem seus diplomas. Mas para ela, o programa vai além disso.

“Todos saem ganhando com isso. Os professores, que passam a ter a garantia de sua formação e emprego; os estudantes, que terão acesso à educação de qualidade, e o Estado ou município, que verá a elevação de seu Ideb”, disse, acrescentando que para cada 25 professores formados, cerca de 750 alunos são beneficiados.

“Levando em consideração que cada professor tenha 30 alunos por dia, 750 estudantes terão sido beneficiados com uma aula de qualidade”, afirmou ela, destacando que cinco concessionárias da Volkswagen na Paraíba poderão atuar no Estado fortalecendo a educação local. Segundo a diretora de Administração e Relações Instucionais da Fundação Volkswagen, atuarão na Paraíba as concessionárias Lia Leste (Patos), Cavesa (Campina Grande), Mais Car (Cajazeiras e João Pessoa) e Promac (João Pessoa).

“Temos concessionária em Cajazeiras, onde o Ideb é de 2,8; Campina Grande, onde a média é de 2,7 e Patos, que tem Ideb de 3,1. Depois que o projeto tiver início, essa realidade vai mudar, com certeza”, citou Mirandola.

Ainda segundo ela, nestes próximos seis meses a Fundação estará formatando o projeto aqui na Paraíba e ainda não tem informações de quantas bolsas serão disponibilizadas. “Vamos fazer um levantamento das possibilidades junto aos empresários e vamos visitar as faculdades para fazer parcerias”, disse, destacando que apenas em agosto a Fundação poderá ter uma posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário