Você já ouviu falar em Tom Szaky? Até a semana passada, eu também o ignorava completamente, mas agora sou uma de suas inúmeras fãs. Aos 28 anos, Szaky é o fundador da TerraCycle, uma empresa que segue na vanguarda do novo setor de upcycling, processo que transforma o produto usado e descartado em outro melhor.
Um verdadeiro idealista, ele vê um saquinho de suco jogado fora e... não enxerga ali lixo, mas um estojo para lápis! Observa um velho disco de vinil e logo pensa que o antigo objeto pode se transformar em um relógio. Já embalagens de chocolates e balas... tornam-se pipas deslumbrantes. Sacos de salgadinhos? Ótimas cortinas de boxes
A história da TerraCycle e de Tom Szaky (cuja família saiu de Budapeste, após o acidente de Chernobyl, e se instalou no Canadá) está na revista Seleções de junho. Em vez de apenas reciclar, a empresa criada por Szaky usa embalagens descartáveis de empresas como Kellogg’s para criar novos produtos aproveitando embalagens praticamente inteiras. Fundada em 2001, a empresa iniciou sua expansão em 2009, abrindo sua primeira filial na América Latina com a TerraCycle do Brasil. Aqui, uma das parcerias é com a empresa Pepsico e rende guarda-chuvas, minibolsas, mochilas...
Os itens da TerraCycle são vendidos em lojas como Petco, Kmart, Whole Foods Market e Target. Boa parte das embalagens advém das “brigadas de coleta” – criadas por escolas e entidades sem fins lucrativos e patrocinadas por empresas de produtos embalados. A cada item coletado, dois centavos de dólar ficam nas brigadas, e o dinheiro arrecadado precisa ser aplicado em obras de caridade. No Brasil, as brigadas recebem R$ 0,02. Você também pode enviar embalangens pelos Correios com os custos bancados pela TerraCycle.
Em entrevista à revista Seleções, Szaky admite que é criticado o tempo todo por trabalhar com empresas que os ambientalistas tradicionais consideram inimigas. “Mas 80% dos americanos fazem compras nos grandes hipermercados, e isso não vai mudar. O maior problema da maioria dos produtos verdes, justos e orgânicos é que tendem a ser mais caros. Na TerraCycle, tudo é feito de lixo, e lixo é grátis. Todos deveriam ser capazes de proteger o planeta sem ter de pagar mais por isso”, argumenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário