quarta-feira, 24 de junho de 2009

Wal- Mart e sustentabilidade

Em busca de práticas mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva no Brasil, o Wal-Mart deu, esta semana, mais um importante passo ao sediar um evento pioneiro no País: o "Pacto pela Sustentabilidade". Realizado em São Paulo, O evento reuniu mais de 300 fornecedores e 200 ONGs, além de autoridades do governo, parceiros e funcionários, dentre os quais o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Na ocasião, a empresa firmou com seus fornecedores uma série de compromissos em relação a temas como desenvolvimento sustentável da Amazônia, redução de embalagens e desenvolvimento de cadeias produtivas mais sustentáveis.

"Queremos ser líderes em sustentabilidade no Brasil e estamos cada vez mais empenhados em buscar soluções que contribuam para o futuro do planeta. Este evento mostra o quanto estamos alinhados com toda a cadeia. Sabemos que , em sustentabilidade, a união é fundamental", diz Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.


Para a construção destes compromissos, o Wal-Mart reuniu, em dois momentos anteriores, chamados "Diálogos pela Sustentabilidade", representantes da sociedade civil, governo, fornecedores e funcionários. O primeiro "Diálogo" aconteceu no mês de maio, em Brasília, e teve como tema "Compromisso com a Amazônia", reunindo representantes do Ministério do Meio Ambiente, de ONGs como o Instiuto Imazon e ISA (Instituto Socioambiental) e de especialistas.

O segundo evento, que aconteceu no início deste mês, em São Paulo, tratou de embalagens e cadeias produtivas, tendo como palestrantes e convidados o Instituto Ethos, o Cetea (Centro de Tecnologia de Embalagens), e a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens).


Os dois Diálogos serviram como base para os compromissos finais que o Wal-Mart Brasil anuncia. São eles:



CADEIAS PRODUTIVAS E REDUÇÃO DE EMBALAGENS



1. Compras responsáveis

· Reduzir em 70% o fosfato nos detergentes para lavanderia e cozinha até 2013;

· Oferecer produtos de lavanderia, no mínimo, 2 x mais concentrados até 2012;

· Oferecer pelo menos 1 produto orgânico por categoria de alimentos até 2012;

· Estimular as vendas de produtos com diferencial em sustentabilidade;

· Apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado;

· Produtos de Marca Própria do Wal-Mart Brasil devem liderar pelo exemplo em sustentabilidade.



2. Redução de Resíduos

· Reduzir as embalagens em 5% até 2013;

· Implantar o Packaging Scorecard até 2009;

· Reduzir o consumo de sacolas plásticas em 50% até 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário