sexta-feira, 13 de março de 2009

McOnomics Brasil

O Mcdonald's acaba de publicar o 'McOnomics Brasil - uma incrível viagem pela cadeia produtiva do Bigmac'. O material foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e é feito em papel reciclado. A publicação marca os 30 anos da franquia no Brasil.

Escrito de forma bastante didática, inclusive, com informações importantes sobre economia, o 'McOnomics Basil' tem um capítulo sobre carga tibutária e despesa social. É possível se descobrir que, dentre os programas sociais desenvolvidos pela empresa, destaca-se o McDia Feliz, realizado anualmente no último sábado de agosto e considerado como o dia da semana de maior movimento nos restaurantes. Em 2008, a campanha arrecadou um total de R$ 11,5 milhões - os recursos são encaminhados a entidades que lidam com o câncer infanto-juvenil.

Outra ação de responsabilidade social desenvolvida pelo Mcdonald's é o projeto do Restaurante Ecológico, que incorpora a filosofia de construção ambientalmente responsável, baseada em tecnologias que minimizam impactos durante a implantação e operação das unidades. O Brasil foi o primeiro país a ganhar uma unidade desse tipo na América Latina. Apesar de um custo de instalação de 20% a 30% mais alto, o Restaurante Ecológico permite uma redução de 14% no consumo de energia e de 50% do de água potável.

Em tempo: o termo McOnomics foi criado em 2004 pela FGV para designar uma pesquisa que significava um grande desafio - dimensionar a importância do McDonald's para o setor de alimentação no país e para a economia brasileira como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário