segunda-feira, 13 de junho de 2011

Você sabe mesmo reciclar?

Dando uma geral na minha coleção de revistas Casa Claudia, encontrei uma edição de novembro de 2005 que me parece ainda muito atual. A reportagem questiona os leitores sobre a quantidade de embalagens de papel, plástico, metal... que "passa" todos os dias pela nossa casa e orienta sobre o modo correto de descartar cada uma.

Como achei o material muito bacana, segue abaixo um resuminho. Se houver alguma informação desatualizada, por favor, entrem em contato.

REGRAS BÁSICAS

1. Todos os especialistas ouvidos pela reportagem da Casa Claudia foram unânimes: nada de desperdiçar água na hora de retirar os restos de alimentos (isso, sim, muito importante) das embalagens;

2. Na hora de limpar as embalagens, raspe com colher ou papel e, se necessário, passe apenas um fio de água; deixe a embalagem virada para escorrer e pronto;

3. Atenção com vidros quebrados, latas com rebarbas e outras peças cortantes! Embrulhe em jornal para que ninguém se machuque.

PAPEL

O que reciclar - Encartes de propaganda, embalagens de papel cartão, como as caixas de creme dental, rótulos de garrafas, revistas, jornais e caixas de papelão. Não são reciclados: papéis usados para higiene, como lixo do banheiro e os guardanapos. Também não vale a pena separar o material que estiver muito engordurado, como costuma acontecer com a parte debaixo da caixa de pizza.

Como fazer - Os papéis devem ser colocados junto com o lixo seco, sem restos de comida e longe da umidade. Procure compactar o que for possível a fim de diminuir o volume de resíduos - por exemplo, desmonte as caixas de embalagens.

VIDRO

O que reciclar - Garrafas de bebidas, potes, copos - quase todo o lixo é reciclável. Exceção para lâmpadas fluorescentes - entre em contato com o fabricante para devolvê-las.

Como fazer - Existem três categorias principais de vidro - transparente, âmbar e verde - e elas não se combinam na reciclagem. Então, esqueça a ideia de quebrar as garrafas. Além da questão da segurança, misturar cacos de cores diferentes diminui a qualidade do novo vidro. ATENÇÃO: tipos especiais, como espelho e os cristais também não são reciclados como os outros e devem ser embrulhados em separado.

LONGA VIDA

O que reciclar - Recipientes cartonados conhecidos como Tetra Park, que embalam alimentos como leite e derivados, sucos de fruta, chás, cremes e molhos, entre outros.

Como fazer - O ideal é retirar todo o conteúdo da caixinha, deixar secar, amassar e colocar na sacola. No caso dos líquidos mais espessos, como molho de tomate e creme de leite, vale colocar um fio de água na embalagem, agitar e esvaziar novamente. Assim você diminui a contaminação do material e o desperdício de energia para limpá-lo.

PLÁSTICO

O que reciclar - Embalagens como as de margarina, pacotes de biscoito, xampus, sacolas de supermercados, garrafas do tipo PET, copos e pratos descartáveis, entre outros produtos.

Como fazer - Procure deixar os plásticos limpos e secos. Não precisa lavar. Apenas tire o resto de alimentos com papel e passe rapidamente pela torneira. Remover rótulos e tampas é desejável, mas não obrigatório, pois as cooperativas assumem esse serviço.

ALUMÍNIO

O que reciclar - Todo mundo só lembra das latinhas de refrigerante, mas qualquer alumínio pode ser reaproveitado. Inclua nas sacolas de reciclagem as cartelas vazias de remédio, embalagens de comida congelada e tampas de iogurte.

Como fazer - Despeje o resto de líquido das latas e amasse-as para que ocupem menos espaço. No caso das tampas de iogurte ou de embalagem para congelados, raspe os resíduos com uma colher ou passe papel.

EM TEMPO: entre em contato com a prefeitura de sua cidade para saber onde deixar o lixo reciclável ou se a coleta seletiva passa por seu bairro. Em João Pessoa, algumas empresas oferecem o serviço para coleta, como a a escola de idiomas Yázigi Internexus e algumas redes de supermercado, a exemplo do Extra e Hiperbompreço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário