segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Livro publicado pelo Ipea aborda a importância da avaliação das ações sociais nas empresas


Cultivando os Frutos Sociais: A Importância da Avaliação nas Ações das Empresas é o título de um livro publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sob a coordenação de Anna Maria T. Medeiros Peliano.

Os investimentos das empresas em ações sociais têm sido acompanhados pelo Ipea há, mais ou menos, uma década. Segundo a publicação do instituto, embora caiba ao Estado atuar na área social, é considerável a ação das empresas e de entidades sem fins lucrativos em favor das populações mais pobres.

Para a pesquisadora Anna Maria Peliano, três razões básicas levam as empresas a investirem em causas sociais: filantropia, interesse próprio, o que impacta nos negócios, e pressão da sociedade. Muitos empresários querem retribuir o que ganharam. Outros planejam agregar valor aos negócios e diferenciar a sua marca.

Entre 2004 e 2006, por exemplo, aumentou de 59% para 69% a taxa das empresas que investiram R$ 5,5 bilhões nesse tipo de ação. Apesar disso, poucas empresas se interessam em saber o resultado de tais investimentos. E é justamente a investigação desse fenômeno o que propõe os pesquisadores do Ipea.

Embora seja pequeno o número de empresas que monitoram suas ações, o livro é uma importante contribuição ao debate e à tomada de consciência sobre um novo posicionamento das companhias, para que persigam a eficiência em seus projetos sociais com o mesmo afinco com que conduzem seus negócios.

O livro Cultivando os Frutos Sociais... pode ser baixado no site do Ipea(www.ipea.gov.br), na seção publicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário