O projeto "Vamos em Sinais", patrocinado pela empresa Caloi, estará na Paraíba em maio, após passar por São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O projeto realiza oficinas em instituições de ensino inclusivas e especiais, com o objetivo de divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como adição à didática escolar. Os participantes são surdos e ouvintes que viajam de bicicleta pelo Brasil para promover a iniciativa.
No Brasil, o projeto começou em 2009, quando o fotógrafo alemão Sebastian Burger, organizador do "Vamos em Sinais", convidou o casal brasileiro Raquel Couto Amaral e Diego Ferrari Bruno e mais três participantes alemães para desenvolverem a ação no País. Naquele ano, o grupo visitou 20 instituições, percorrendo o litoral norte de São Paulo e todo o litoral do Rio de Janeiro, totalizando 1.200 km.
“Nem sempre há professores que dominam a Língua Brasileira de Sinais nem intérpretes de Libras suficientes para atender a todas as salas. Isso aponta a importância da continuidade do projeto em 2010, considerando os resultados satisfatórios e a aceitação pelas instituições e entre os alunos”, analisa Diego Ferrari Bruno.
O projeto "Vamos em Sinais" também conta com outros patrocinadores como o Instituto Vivo, Koller, Curtlo, Magda Bruno Design de Interiores, Irene Amaral, Vó Agda e "SUR10 COMUNICA!". Além do apoio das instituições Educa Libras, INIS, Associação dos Surdos de São Paulo, ODMSP - Nós Podemos São Paulo e o Instituto Mara Gabrilli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário