Para quem gosta de ler sobre sustentabilidade, seguem três dicas de livros para ter na cabeceira da cama. As sugestões são da revista Ideia Socioambiental: www.ideiasocioambiental.com.br. Boa leitura!
1. Design Sustentável – Caminhos Virtuosos. Obra de Fabrice Peltier e Henri Saporta (Editora Senac, R$ 40) que oferece a oportunidade de vislumbrar os fenômenos sociais determinantes para a transformação das formas de consumo e suas imediatas conseqüências: a ampliação do compromisso de grandes empresas frente a toda a cadeia de produção e a demanda crescente tanto por produtos quanto por embalagens ambientalmente responsáveis. Para contar a história dessa transformação, os autores abordam temas como o aumento desenfreado do consumo e o progressivo descarte de embalagens, empregando o conceito de design durável. Peltier e Saporta também falam sobre o uso de materiais reciclados e recicláveis a partir de duas questões básicas a que devemos dar atenção: a diminuição do volume de resíduos no pós-consumo e a segunda vida das embalagens. A coleção ainda inclui os livros “A Água – Fonte de Inovações” e “A Lata – Solução de Futuro”.
2. O Novo Manual de Negócios Sustentáveis – Em edição da Publifolha (R$ 59,90), Roberto Smeraldi fala sobre as transformações que o mundo tem vivido nos últimos tempos, os desafios para as empresas já constituídas e, também, para os novos empreendimentos que deverão considerar critérios de sustentabilidade desde a elaboração do plano de negócios. O autor enfoca cenários e oportunidades nesse campo, além de revelar novas matérias-primas e a formação das mudanças climáticas. Roberto Smeraldi propõe um pensamento estratégico que incentiva o empreendedor potencial a se antecipar à regulação, o que inclui o desafio de compreender quais serão as cobranças futuras para não atrasar o processo de constituição do novo negócio. A obra também reúne em um glossário os 150 termos que os interessados em negócios sustentáveis precisam dominar.
3. Ética no Ambiente de Trabalho – Uma Abordagem Franca sobre A Conduta Ética dos Colaboradores. Por meio de exemplos práticos e cases de sucesso, Márcia Cristina Souza aponta nesse livro (editora Campus, R$ 44) as perniciosas conseqüências que atitudes antiéticas podem provocar não apenas às empresas, mas a todos os agentes sociais envolvidos. A autora mostra que a conduta pessoal dos profissionais no ambiente de trabalho pode refletir diretamente na produtividade da empresa, em sua imagem, na qualidade de seu relacionamento com seus próprios colaboradores, investidores e os públicos de interesse em geral, podendo impactar de maneira determinante na lucratividade da empresa. Márcia Cristina Souza ainda propõe coordenadas a serem seguidas pelas empresas para a execução de um trabalho ético - o que também envolve o respeito ao cliente, o foco nos princípios e conseqüências e agir com transparência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário