
O Programa Amigos do Mar, iniciativa em parceria entre o Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio (Instituto Chico Mendes), foi apontado, no Meeting Vida Marinha – Desenvolvimento e Preservação dos Mares, como um modelo de ação, praticada pelo setor empresarial em conjunto com a sociedade civil, ligada à proteção dos mares, imperativa para o equilíbrio ambiental do planeta.
A segunda edição do Meeting foi realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2009, em Santos (SP), em promoção da TV Tribuna e Una Marketing de Eventos, com apoio de várias instituições e empresas privadas.
O Meeting reiterou a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, em termos de diversidade de espécies e de sua importância para combater o aquecimento global, e contou com a participação de vários expositores, com a apresentação de projetos considerados de sucesso em proteção da vida marinha. ( www.tvtribuna.com/vidamarinha).
Na abertura do Meeting, na tarde de 18 de junho, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, destacou a vocação natural da Baixada Santista para a discussão das questões associadas à vida marítima. “A fascinante vida marinha, que nem todos ainda conhecem”, salientou.
Vários prefeitos e outras lideranças da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram da abertura do Meeting. O senador Aloizio Mercadante Oliva (PT-SP) fez um apelo para que a “Amazônia azul não vire um rio Tietê”, em referência às ameaças sobre o ambiente marinho, como a disposição inadequada de resíduos e esgotos sem tratamento.
O mergulhador e documentarista Lawrence Wahba – conhecido do grande público brasileiro por sua participação no “Domingão do Faustão” – fez a primeira exposição do Meeting, relatando sua experiência de mergulhos em várias partes do planeta. Ele lamentou ter encontrado, em diversos locais, resíduos depositados no fundo do mar, afetando o equilíbrio ambiental e a diversidade de espécies.
(Com informações da assessoria de imprensa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário