segunda-feira, 27 de abril de 2009

Combate à hipertensão

Para não deixar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão (26 de abril) passar em branco, o Instituto Felipe Kumamoto (IFK), sediado em João Pessoa-PB, realizou diversas atividades com o objetivo de alertar a sociedade sobre as principais causas, as formas de prevenção e de tratamento da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão é uma das 10 principais causas de morte no mundo, além de ser um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.

No domingo, o Instituto promoveu ações educativas , gratuitamente, nos municípios de Bayeux, Dona Inês, Juru, Monteiro, Pilar, Princesa Isabel, Santa Rita, Sapé e em João Pessoa, no Hospital Memorial São Francisco, no mercado público de Mangabeira e no Valentina Figueredo. Foram realizados exames de taxa de glicose e aferições de pressão arterial, bem como dadas orientações sobre alimentação saudável , num total de 2.000 atendimentos.

O presidente do Instituto Felipe Kumamoto, cardiologista Ítalo Kumamoto, alerta que a incidência da hipertensão vem crescendo devido à vida sedentária decorrente dos confortos da vida moderna. “Os mais bem preparados fisicamente têm menor chance de apresentar hipertensão. O exercício auxilia no controle da pressão e na perda de peso. Mas, antes de começar qualquer exercício, é fundamental consultar um médico para saber o tipo de exercício indicado”, explica.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário