quinta-feira, 26 de março de 2009

Sacolas verdes


Iniciativas para incentivar o uso de sacolas retornáveis, as chamadas 'ecobags' estão ganhando mais adeptos a cada dia. Na Paraíba, várias empresas estão preocupadas com o excesso de sacolas plásticas no meio ambiente e vêm se mobilizando por essa causa. Segundo entidades ligadas à preservação do meio ambiente, essas sacolas representam 40% do material encontrado nos lixões.

O Yázigi Internexus de João Pessoa, por exemplo, já fez campanha de rematrícula em que, dentre os brindes para os alunos, havia uma bolsa retornável. E o Hiperbompreço lançou, recentemente, em parceria com o Ministério Público do Estado, uma ação para desestimular o uso das sacolas que prejudicam o meio ambiente e para incentivar a adoção, pelos consumidores, de bolsas de pano. Estudos revelam que cada pessoa utiliza, em média, 880 sacolas plásticas por ano. Para estimular os clientes a participarem da ação, o supermercado vai conceder um bônus de R$ 0,03 a cada sacola plástica que deixar de ser utilizada.

Já a rede Pão de Açúcar e a Fundação SOS Mata Atlântica avançam também nesse tema: acabaram de lançar a nova sacola retornável SOS Mata Atlântica, que já está à venda, por R$ 6,99, nas gôndolas dos supermercados do grupo. A sacola é confeccionada em material 100% PET, e a iniciativa tem o objetivo de 'multiplicar' o consumo consciente entre a população brasileira. Outras causas do grupo Pão de Açúcar são: “Dividir com a Comunidade” e “Somar Qualidade de Vida”.

Além do novo modelo em parceria com a SOS Mata Atlântica, a rede supermercadista oferece mais oito opções em sacolas retornáveis: cinco em ráfia sintética; uma em algodão com a frase “eu sou uma sacola verde” e a sacola acoplável ao carrinho de compras. Cada sacola retornável chega a substituir até oito sacolas plásticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário